segunda-feira, 18 de março de 2013

MAESTRO FRANCISCO PAULO RUSSO - DADOS BIOGRÁFICOS







_________________________________



Francisco Paulo Russo nasceu em Nápoles, Itália, no dia 21 de Agosto de 1882, filho do escultor, Francisco Paulo Russo e Joana Leonardi Russo. Fez seus estudos de música em Nápoles e Pizo, na Calábria, transferindo-se para o Brasil, em 1898 e escolheu a cidade de Araras para residir. Em 2 de setembro de 1926, inaugurou um curso de piano; fundou e dirigiu diversas corporações musicais, destacando-se a "Lira Infantil Carlos Gomes", fundada em 1928, a qual atuou em várias cidades paulistas. Fundou ainda a Corporação "Pedro Mascagni" e reorganizou em 1913 a Banda "Carlos Gomes", uniformizada e aumentada para trinta músicos. Essa banda foi a mais perfeita que se constituiu em Araras, sendo em sua época, considerada a melhor de todo o interior paulista.


Convidada para as comemorações do Centenário da Independência realizadas em São Paulo, em 1922, portou-se com brilhantismo. Nessa ocasião, participando de um Concurso de Bandas do Centenário da Independência, o maestro Francisco Paulo Russo, conquista para a cidade de Araras magnífica vitória ao obter o 1º lugar na classificação geral, a que concorreram inúmeras bandas.

O povo de Araras, em sinal de reconhecimento à sua dedicação e trabalho, o fertou-lhe uma batuta de ébano e ouro à qual juntou os dizeres: "a preciosa lembrança de uma batuta de fino ébano guarnecida de ouro, da mocidade ararense, representa o carinho e reconhecimento do povo de Araras ao esforçado Maestro que, com sua disciplinada Corporação, colheu os maiores louros na Capital". Foi ainda o Maestro Paulo Russo, fundador e 1º Presidente da Sociedade 21 de Outubro; fundador e 1º Presidente do Centro 1º de Maio, hoje Grêmio Recreativo Ararense; foi ainda proprietário do jornal "Tribuna do Povo", que dirigiu por algum tempo. Compôs várias peças musicais, destacando-se entre elas: o "Hino do Ginásio do Estado da Cidade de Araras", com versos de Salvador J. Moraes; "Alma Ararense" (Saudade de Araras), "Tempo de Mazurca", "Hino do Centro Cultural Ararense" e "Pensamento Religioso", peça dedicada ao Papa Pio XII. Pelos serviços prestados à comunidade ararense, a Câmara Municipal deu a uma das ruas do centro da cidade a denominação de "Francisco Paulo Russo", em justa homenagem àquele que soube ser útil a seus semelhantes, servindo à terra que soube acolhê-lo.
Piano pertencente ao
Maestro Francisco Paulo Russo
Doado ao Teatro por sua neta
Clélia Lagazzi Russo Pastorello



acompanhe fonte biográfica adicional site

Nenhum comentário:

Postar um comentário